Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Danilo Marques Moura

Danilo Marques Moura
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Danilo
Patente/Registro Aspirante Aviador da Reserva Convocado / BO-345
Nascimento 30/06/1916, Cachoeira do Sul (RS) - Brasil
Falecimento 14/05/1990, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções Em 28 Out 44, Promovido a 2º Tenente
Condecorações Cruz de Sangue, Cruz de Aviação Fita A, Air Medal (EUA), Campanha da Itália, Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho do Sr. Gilberto Moura e D. Maria Emília Marques Moura, que tiveram mais dois filhos além de Danilo, Osmar (integrou a FEB como Major) e Nero (Comandante do 1º GAvCa). Casou-se, com Maria Isolina Krieger e tiveram 05 filhos. Regina Maria, Gilberto, Reinaldo, Joaquim Pedro e Fátima.

História

Ao regressar ao Brasil, pediu baixa da FAB, e ingressou como piloto civil na companhia PANAIR do Brasil, onde serviu como piloto por muitos anos tendo chegado ao Posto de Master Pilot, voando como Comandante da aeronave Douglas DC6-C. Danilo era extremamente bem humorado e era tido como um dos comandantes mais estimados de toda a frota. Com as extinção da PANAIR do Brasil, foi ser fazendeiro na zona de GOIO-ERÊ (PR).

Piloto de combate da esquadrilha verde, e acumulando a função de chefe da garagem de veículos, tendo realizado 11 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 19 NOV 44.

Ao cumprir sua 11ª missão, em 04 FEV 45, foi abatido pela AAé inimiga ao SO da cidade de Treviso, Itália, saltou de pára-quedas a baixíssima altura, tendo tocado o solo segundos após a abertura de seu pára-quedas. Caiu sentado e na violência do impacto mordeu sua língua provocando dificuldades para falar. Foi socorrido e escondido por simpatizantes. Cansado da vida de esconderijo, resolveu tentar regressar as linhas amigas. Contrariando todas as instruções quanto à fuga, conseguiu retornar as linhas amigas andando a pé e de bicicleta, mais de 340 Km, utilizando a luz do dia e as estradas principais.

Sua história tem sido narrada muitas vezes em livros e revistas. Danilo era o irmão caçula do comandante Nero Moura. Ao retornar para Pisa, continuou na sua função de chefe da garagem, porém, não pode efetuar mais nenhuma missão de guerra, pois caso fosse novamente abatido e tomado prisioneiro, poderia ser considerado pelo inimigo como sendo um espião e certamente seria executado. Ver Ópera do Danilo